segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comunicação animal e linguagem humana

Esse post vai ser dedicado a uma resenha sobre o texto "Comunicação animal e Linguagem Humana" - Émile Benveniste, retirado do livro Problemas de Linguística I, do mesmo autor já referido.

Mundo animal: "Não existe nenhuma forma, mesmo que rudimentar, que se pareça com a linguagem humana".

É importante lembrar, que o precursor dos estudos que será citado abaixo foi Karl Von Frisch, que ápos a observação que as abelhas voltavam para a colméia ao encontrar um alimento, e logo mais, um maior número delas estaria no mesmo lugar, a partir dessa observação, Karl, passou a investigar como seria o modo que essas abelhas se comunicariam.
Ao voltar para a colméia, a abelha realiza uma dança, avisando para as outras que encontrou alimento e a direção e distância que ele se encontra, logo, um grupode abelhas saem da colméia e vão para o lugaer exato que se encontra o alimento. Estudos mais recentes, mostram que a abelha que encontrou a fonte de alimento, não volta para o local.
Conclui-se então, que as abelhas possuem um modo particular de se comunicarem, mas não podemos considerar isso como uma linguagem, assim como a que usamos para nos comunicar, isso se deve aos seguintes motivos:
- na dança, não há nenhuma intervenção do aparelho vocal;
- necessita de luz para que se possa transmitir a informação;
- não provoca reação no ambiente, é apenas uma ação das abelhas;
- não há diálogo;
- a dança não se deixa analisar e se decompor em menores partes;
Todos esses aspectos citados, são opostos a linguagem humana, com isso, podemos considerar que as abelhas se comunicam sim, mas através de um código de sinais (assim como um código de trânsito), mas que não possuem uma linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário