quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Geolinguística

Geolinguística: estudo da língua de acordo com o espaço geográfico que ela está inserida.

Conceitos importantes: 
Idioleto: modo particular que cada indivíduo fala. Alguns linguistas consideram que o idioleto não é uma linguagem. Isso se apoia no fato de que a linguagem é como um código,não sendo possível cada indivíduo possuir um código individual.
Dialeto ou Patoá: é o falar próprio de uma região. O patoá é constituído pelas várias maneiras de se falar de uma região, possuindo então, uma semelhança com a Língua Oficial.
Dialetologia: estudo dos dialetos, deu origem aos Atlas Linguísticos.
Língua Nacional: é a Língua Oficial de uma nação, é através dela que ocorrem as relações entre os cidadãos e o Estado. Uma nação pode ter mais de uma Língua Nacional, como é o caso da Bélgica e da Suíça.
Jargão: são as modificações que determinados grupos sócio-profissionais realizam na língua, ou seja, os linguistas possuem determinadas palavras em seu léxico que diferem das palavras que os médicos possuem em seu léxico, por exemplo. Podemos considerar a gíria, um caso particular de jargão.
Mistura de línguas: através da relação de duas comunidades que possuem línguas diferentes, quando em contato, há uma mistura dessas duas línguas, criando-se uma "nova língua" que pode ser classificada das seguintes formas:
     SABIR: quando essa "nova língua" é utilizada somente pare certos fins, como para o comércio, por exemplo. Essa língua também não possui uma gramática coerente.
     PIDGIN: quando essa "nova língua" possui uma gramática coerente.
     CRIOULA: quando essa "nova língua" se torna a língua principal ou única da comunidade.
Multilinguismo: quando o sujeito domina mais de uma língua, aprendidadas como língua materna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário