quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O estruturalismo

          O termo estruturalismo, é abordado pela primeira vez, no Curso de Linguística Geral - Ferdinand Saussure (1.916), segundo o qual, essa "corrente" se propunha a estudar qualquer língua como um sistema, com maior enfoque sobre a forma e a estrutura dessa língua em questão.
          De um modo geral, o estruturalismo procura as inter-relações, as estruturas, através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura.     
          O estruturalismo, se considerarmos mundialmente, teve seu auge entre os anos de 1.940 -1.950, porém, no Brasil, o período ápice do estruturalismo foi nos anos de 1.960, tendo início em 1.942 com Mattoso Câmara.
         Há grande nomes que podemos citar como representantes do estruturalismo, tais como: Saussure, Benveniste, Bloomfield, entre outros. Os dois grandes nomes citados primeiro, pertencem ao que denominados estruturalismo europeu, já Bloomfield, pertence ao estruturalismo americano.

Estruturalismo Europeu: 
          Representantes importantes: Ferdinand Saussure, Émile Benveniste, Claude Lévi-Strauss, Jacques Lacan, Michel Foucault....
         Princípio da estrutura: as línguas são estruturadas, com isso, deve-se descrever os elementos linguísticos dentro do sistema da língua.
            Os estruturalistas europeus, divergem dos estruturalistas americanos no método de análise da línguas, estes acreditavam que primeiro se cria hipóteses e depois analisa os dados, ou seja, tarabalhavam com o método hipotético dedutivo. Iss, porque, acreditavam que a língua tinha sua própria orgaznzação interna e não se podia obter dados fora do sistema, além disso, defendiam que a língua é um sistema de signos que se decide nas relações internas.

Estruturalismo Americano: 
          Representantes importantes: Leonard Bloomfield, Franz Boas, Edward Sapir...
          Os estruturalistas americanos, são também conhecidos, como distribucionistas. Acreditavam que para se estudar uma língua deveriam partir de um conjunto de corpus o mais variado possível, e com frases ditas efetivamente, por falantes da língua em questão, em uma determinada época. O objetivo desses estudiosos era descrever as regularidades encontradas na língua, através desses corpus. 
           Com isso, podemos dizer que os estruturalistas americanos, trabalhavam com o método indutivo, ou seja, primeiro se analisa os dados reais e depois se criam as regras.
           Segue abaixo, um exemplo de análise dos distribucionistas:

                        OS       MENINOS        SÃO        LEVADOS
                          |                |                     |                    |
                       Art.           Subs.             V.L               Adj.        -- 1ª Etapa: Classificação
                          \                 /                    \                   /
                          Sintag. Nom.                    Sintag. Verb.           -- 2ª Etapa: Peq. Segmentos
                                   |                                       |
                               Sujeito                            Predicado            -- 3ª Etapa: Funções

Nenhum comentário:

Postar um comentário