sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Funcionalismo

          Roman Jackobson foi o piomeiro no que diz respeito a teoria funcionalista, estendo a noção de função da linguagem que o estruturalismo concebia, função eferencial, para funções mais amplas, levando em consideração as interações entre os sujeitos: emotivas, conotativas, fáticas, referenciais, poéticas ou metalinguísticas.
          Outros grandes nomes do funcionalismo são: Martinet, Kiparky, Labov, Halliday...
          O funcionalismo é uma corrente teórica da linguística que considera o estudo de uma língua como a investigação das funções desempenhadas pelos elementos, as classes e os mecanismos que intervêm nela; consequentemente com esta importância da função, o funcionalismo entende que o estudo de um estado de língua, independentemente de toda reflexão histórica, tem valor explicativo e não só descritivo, ainda, os funcionalistas apoiam-se na idéia de que o papel da língua como instrumento de comunicação é essencial.
          A corrente funcionalista, preza pelo estabelecimento de um objeto de estudo real, com isso, não há separação entre sistema e uso. Através disso,a linguagem é vista como uma ferramenta que se adapta as diversas funções.
          Gramáticas Funcionais:
            O objetivo de se construir uma gramática funcional é de formular um modelo de um falante de determinada língua natural, considerando as capacidades humanas, tais como, linguísticas, sociais, lógicas, epistêmicas, antre outras.

             - Devem seguir três princípios:
                 1. adequação pragmática
                 2. adequação psicológica (modo como os falantes formulam expressões)
                 3. adequação tipologica (explicar as similaridades e as diferenças entre os sistemas linguisticos)
        O funcionalismo expressou um grande salto no desenvolvimento da Lingüística e de postulados teóricos que serviram de base para o desenvolvimento de novas abordagens teóricas neste campo: Teoria da Comunicação, Sociolingüística, Fonologia, Semântica Estrutural, Poética Estrutural, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário