quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As grandes escolas da Linguística

          Todos os domínios da Ciência Linguística são organizados/ inscritos em quatro grandes escolas.

             1. Estruturalismo: a língua se explica por si só.
                    Exemplo de domínio: Semântica Referencial (sentido + referência);

             2. Gerativismo: a linguagem é inata ao homem.
                    Exemplo de domínio: Sintaxe (parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível) ;

             3. Materialismo: a língua tem uma existência material, é na língua que a história ganha corpo.
                     Exemplo de domínio: Filologia ( ciência que estuda uma língua, literatura, cultura ou civilização sob uma visão histórica, a partir de documentos escritos.);

             4. Funcionalismo: a linguagem possui diversas funções que transformam a língua e a linguagem.
                     Exemplo de domínio: Pragmática ( studa os significados linguísticos determinados não exclusivamente pela semântica proposicional ou frásica, mas aqueles que se deduzem a partir de um contexto extra-linguístico: discursivo, situacional, etc.);

            Como em posts anteriores já foi falado sobre Estruturalismo e Gerativismo, nos dedicaremos a falar sobre o Materialismo.
              O Materialismo pode ser pensado através de quatro viés:
                   1. Bakntin: linguagem dialógica - os diálosgos determinam como a linguagem se organiza e quais as relações que os signos estabelecem entre si, lembrando que são relações de conflito.
                   2. Focault: erupções do discurso - estudar o porque, somente, alguns discursos alcançam o status de verdade, numa detrminada época; Princípio do Controle do Discurso: nem todos podem falar e nem todos podem falar sobre o que querem.
                    3. Fairghoach: interações e relações de poder - nas interações sociais é que são estabelecidas as relações de poder.
                    4. Pêcheux: materialização da ideologia - a linguagem está ancorada a ideologia do sujeito; pensar comoa ideologia se materializa na linguagem e como numa posição sócio-cultural o sujeito enuncia.

            É importante ressaltar que não podemos pensar em Linguística como uma transformação retilínea, são movimentos que ocorrem paralelamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário