quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um pouco mais sobre o Gerativismo...

          Retomando...
          O Gerativismo foi iniciado por Noam Chomsky, em oposição ao estruturalismo defendido por Bloomfield e seus seguuidores. Essa corrente, defendia que a linguagem era inata, sendo considerado uma "propriedade" da nossa espécie. O inatismo contava com três evidências para sustentá-los, porém, não eram suficientes:
           1. Todos os grupos humanos falam uma língua natural
           2. Todas as línguas tem o mesmo grau de complexidade
           3. A rapidez da aprendizagem de uma língua por uma criança
         Outra questão defendida pelos gerativistas, é de que a linguagem tem realidade biológica, com isso, está ligada ao organismo humando, um estudo é que ajuda a sustentar esse postulado é através do estudo das afasias:
         Afasia: dificuldade de lidar com a linguagem decorrente da lesão de alguma região cerebral especializada nas funçoes linguisticas. Se dá tanto na fala oral quanto na escrita. A afasia pode ocorrer em dois lugares distintos do cérebro, podendo ser na área de broca (afasia de broca) ou na área de Werniche (afasia de Wernicke), segue abaixo a figura para melhor identificação:

           

           Afasia de Wernicke: é uma alteração na linguagem oral e escrita, tornando a comunicação sem muita precisão, que é ocasionada por uma lesão neurológica.  Por ser causado por um transtorno primário (inflamação no conduto auditivo interno), lesão neurológica em decorrências de traumatismo crânio encefálico e/ou problema vasculares como AVC (acidente vascular cerebral) e AVE (acidente vascular encefálico).
            Alguns sintomas:
  • em alguns casos, perda da escrita
  • em alguns casos, perda da leitura compreensiva e silensiosa
  • dificuldade de narrar fatos e outros;
  • dificuldade ou incapacidade de reconhecer símbolos lingüísticos;
  • em alguns casos, o diálogo é deficiente ou quase impossível
  • dificuldade de memória.
             Afasia de Broca:  uso restrito e singular de algumas palavras, usando-as com diferentes entonações para diversos contextos. As orações construídas são simples com verbos no infinito e sem partículas de ligação
              Alguns sintomas:
  • a leitura compreensiva e silenciosa estão preservadas ou com certa dificuldades
  • entonação vocal prejudicada, ritmo lento e articulação tensa ( Broca )
          Há  ainda, um outro postulado defendido pelos gerativistas, o qual defendem que através de um número limitado de palavras se pode criar infinitos enunciados/orações capazes de exprimir o que pensamos, tal postulado nomeia-se: propriedade da infinitude discreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário