domingo, 21 de novembro de 2010

O Gerativismo

         O principal nome que podemos citar quando se fala em teoria gerativa, é de Noam Chomsky, responsável por um grande debate realizado nas Ciências Linguísticas, nos anos 50.
         O termo gerativo foi empregado devido essa teoria ser, exatamente,um sistema de regras e princípios formalizado ou explícito, o que significa que essas regras e princípios só podem ser operados sob condições específicas, sendo, no entanto, automaticamente aplicadas desde que satisfeitas essas condições podendo criar infinitas frases.
         Chomsky, defendia que o falante possue um saber inato sobre a sua própia língua, ou seja, o homem já nasce com com a linguagem, ela faz arte da natureza do homem, que permite que o indivíduo reconhece uma frase gramatical de uma estrutura agramatical. Por ser um mecanismo inato, Chomsky defende que a linguagem independe de fatores externos, do meio cultural que os falantes vivem.
         Com isso, estabeleceu-se o conceito da Gramática Gerativa: a partir de um conjunto limitado de regras, gerar um número infinito de frases. Para Chomsky, a língua não se define somente pelas frases existentes , mas também por aquelas possíveis de serem criadas a partir das regras.
         Noam Chomsky, em seu livro " Syntactic Structures", critica os seguidores de Bloomfield,, devido ao modo estruturalista que empregavam para analisar a linguagem. 
          O Gerativismo sucede o Estruturalismo, exte com ênfase apenas na gramática apresentada nos textos e aquele tem o falante idealizado (competência e desempenho).
         Atualmente, os estudos de Linguística tem por base um terceiro paradigma que sucede o Estruturalismo e o Gerativismo. Esse paradigma é a Pragmática onde o falante é o "sujeito" da ação e, defende a funcionalidade da língua e o que se denomina "gramática de uso". Nos estudos da Pragmática, a língua não é definida apenas como código com apenas o objetivo da comunicação, mas também como "interação" entre o falante e o interlocutor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário